Beleza

Argila branca: para que serve ? Clareia minhas manchas?

Ramyres Havana
Escrito por Ramyres Havana em 10/05/2022
Junte-se a outras divas reais

Cadastre-se e continue por dentro de todas as novidades

Neste universo de argilas é muito comum dúvidas do tipo: o que é Argila branca? Para que serve? E a verde? Tem o mesmo efeito?

Cada argila possui propriedades particulares, por isso são indicadas para peles e tratamentos diferentes. Por isso, quando peles mistas e oleosas buscam o controle da oleosidade associado a tratamento de manchas a argila branca costuma ser a ideal.

Isso quer dizer que ela vai resolver meu problema com manchas escuras? Bem, depende muito do estado da sua pele e a forma como você aplica o produto.

Mas fique tranquila, você vai saber ainda nesse artigo como aplicar e os cuidados para alcançar o resultado desejados por meio desse tratamento milenar.

Para que serve a argila branca?

A argila branca serve para o combate da oleosidade e promove o clareamento de manchas na pele. Isso porque ela possui propriedades cicatrizantes e antissépticas.

Rica principalmente em alumínio, sílica e callinita, promove regeneração, limpeza e cicatrização da pele. Como já era de esperar pode ser aplicada para os mais variados fins e partes do corpo, dentre eles podemos citar:

  • Reduz a oleosidade 
  • Combate a acne e manchas da pele 
  • Promove o clareamento de escoriações como os causados pela depilação, nas axilas e virilhas
  • Possui efeito cicatrizante, o que reduz imperfeições da pele
  • Proporciona maciez, relaxamento e hidratação
  • No cabelo auxilia no crescimento e regula a produção sebácea.

Quem pode e quem não pode utilizar a argila branca?

A argila branca é tida como a mais suave entre as argilas, devido ao seu PH ser próximo ao da pele. Por isso não possui contra indicações, e pode ser usada até nas peles mais sensíveis. 

Mas é sempre bom lembrar que cada pessoa reage de uma forma, então mesmo sendo um produto natural, faça o teste da alergia. Falo por experiência própria, fiquei vermelha que nem um camarão por conta de um óleo essencial, você não vai querer passar por isso.

Como usar 

Para a aplicação você vai precisar manter a argila molhada para aumentar o tempo de troca entre os minerais da argila e as impurezas da sua pele. Sim, é assim que funciona!

Então utilize água termal ou soro fisiológico, “torneral não é legal”.

A forma de aplicação (teste de alergia) está no vídeo da esteticista Patrícia Elias e no texto abaixo. Aprenda e não saía daí!

1- Lave a face com um sabonete específico para rosto.

2- Pegue o pó da argila, quantidade aproximada à uma colher de sopa,  adicione  água mineral  ou soro fisiológico. Então misture até ficar homogêneo, formando uma pasta cremosa, nem muito líquida e nem muito espessa

3- Em seguida passe no rosto, deixe agir por 15 à 20 minutos. Lembre-se de borrifar o soro fisiológico antes que ela seque  para que permaneça úmida por mais tempo, e haja uma troca mais intensa de minerais.

4- Antes de retirar, esfregue o rosto em movimentos circulares. Os grânulos presentes na argila branca irão promover a esfoliação da pele. Mas atenção essa parte do processo deve ser feita apenas uma vez por semana no máximo. 

5- Por último, retire a máscara com água corrente. E lave o rosto com o soro fisiológico. 

Cuidados com uso 

Todo produto, seja ele de origem natural ou não, demanda cuidados, prevendo dúvidas frequentes sobre o uso, vou esclarecer  alguns cuidados importantes para que você não faça nenhuma besteira. 

É recomendado o uso de uma a duas vezes no máximo da argila, pois seu uso diário pode causar ressecção, e até efeito rebote.

Evite, ou melhor não use utensílios metálicos. A argila tem alto poder de absorção, em contato com metal sua composição é alterada. 

Você pode usar um esfoliante, mas faça isso pelo menos um dia antes para a pele não ficar sensível. 

E por último a alternância entre uma argila e outra não compromete o resultado. Porém não misture elas para potencializar nada, porque o tiro vai sair pela culatra.

Tempo para resultados

 Então, uma boa pergunta é “em quanto tempo os resultados começam aparecer?”

É um pergunta com respostas imprecisas, pois depende do estado da pele e dos seus cuidados diários com ela. 

Em geral é necessário em torno de dez sessões, pois é o tempo ideal para o tratamento. Já nas primeiras aplicações é possível sentir a pele mais macia e com sensação de limpeza, só que resultados mais profundos levam tempo. 

Combinações interessantes

Quem curte essa universo da beleza,  gosta de combinações para potencializar resultados. Pois sejamos sinceras, apesar da eficácia comprovada de produtos naturais (ou da maioria deles) seus resultados são a longo prazo. 

É uma verdade dura e cruel, mas é a verdade. 

Só que como já disse, nada impede que potencializar resultados através de combinações interessantes. 

Mel + argila branca

Para argila branca, o mel serve como excelente combinação. Embora seja mais comum com a verde, suas propriedades permitem maior troca de minerais entre todas as argilas. 

De a acordo com dermatologista americana Patrícia Farris, o efeito hidratante do mel pode ser atribuído às moléculas de açúcar que ajudam a reter a água na pele. De forma que ele usado isolado já traz ótimos resultados. 

Então, como aplicar? Na verdade é bem semelhante ao uso só com a argila.

Misture em uma proporção equivalente de um para um, uma colher argila (cor com o efeito desejado) e uma colher de mel. Misture bem, e depois aplique no rosto. Deixe por 15 a 20 minutos (tempo normal) e retire com água morna.

Óleo de rícino + argila branca

Um dos óleos mais popularizados, muito usado nos cabelos, também é um investimento para pele. 

Com argila branca o rícino atua como anti-age. Mas deve ser utilizado com moderação, três gotas na misturinha com argila. Já a aplicação você pode fazer do mesmo jeito que fez com ela em natura. 

Outros tipos de argilas

Existem outros tipos de argila para peles e com funções diferentes, por isso não deixe de visitar o nosso outro artigo sobre os tipos de argilas e como usar cada uma.

 Agora que você já sabe para que serve a argila branca, teste em sua casa e me diga aqui nos comentários como foi sua experiência. Ah… Se você tiver novas sugestões, não deixe de compartilhar conosco.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *